Muitas vezes, aliviar a azia está diretamente relacionado à mudança de hábitos alimentares.
Afinal, existem alguns tipos de alimentos cujas propriedades e características são propensos ao desenvolvimento das queimações estomacais.
Então, que tal conhecer hoje algumas mudanças alimentares que podem ser benéficas para o combate à azia?
Veja algumas dicas a seguir!
01. Esqueça a soneca após a refeição
Quem tem episódios de azia e deseja controlá-la deve ter cuidado com as sonecas após as refeições. Afinal, elas podem causar refluxo em razão da posição em que se descansa1.
Por isso, procure esperar para deitar pelo menos 30 minutos depois da sua refeição para evitar os sintomas.
02. Cuidado com alimentos ácidos
A alimentação equilibrada é indispensável para aliviar a azia. Contudo, existem alguns alimentos que aumentam as chances do surgimento de azia e a acidez do estômago. Dentre eles, estão alguns legumes (como alho e cebola) e também frutas (como o tomate e, claro, aquelas conhecidamente ácidas, como abacaxi e limão)2. Então, pegue leve na ingestão desses alimentos!
Além disso, é importante ter atenção com a ingestão de alimentos à base de cafeína, condimentos, frituras, laticínios e chocolate2.
03. Evite o consumo de álcool
O álcool aumenta o relaxamento do músculo responsável por controlar a passagem de comida do esôfago para o estômago. Dessa forma, o conteúdo ácido pode retornar para o esôfago. Além disso, o álcool pode aumentar a quantidade de ácido estomacal e deixar o esôfago mais sensível2.
Referências:
- Sandhu DS, Fass R. Current trends in the management of gastroesophageal reflux disease. Gut and Liver 2018; 12 (1): 7–16
- MEEK, W. The Pharmacist’s Approach to Heartburn. In: WORD GASTROENTEROLOGY, WGO Handbook on Heartburn: A Global perspective. Milwaukee, WI USA. 26-27p.
DICAS SOBRE DOR DE CABEÇA
QUER FALAR COM A GENTE?
Ou relatar um evento adverso?