Provavelmente você já conhece, já sentiu ou, pelo menos, já ouviu falar em azia. O mal estar acomete muitos brasileiros e seus sintomas são bastante comuns.
A azia é a sensação de queimação localizada na região do peito, podendo irradiar para garganta1.
Mas você sabia que a azia não é uma doença? Na verdade, ela é um sintoma - seja de alguma doença pré-existente ou de hábitos pouco saudáveis. Veja: não é uma doença para ser curada, porém existem maneiras de aliviar o desconforto que ela apresenta.
Confira nosso Guia Rápido da Azia para descobrir alguns detalhes desse sintoma!
Grupos com mais chances de ter2-4
- Grávidas: à medida que o feto vai se desenvolvendo, a região do estômago fica comprimida e os sintomas de azia podem surgir.
- Pessoas com sobrepeso: a região abdominal fica comprimida e os sintomas da azia podem surgir.
- Fumantes: as substâncias do cigarro relaxam o músculo que controla a passagem de comida para o estômago, facilitando que o conteúdo do estômago retorne, causando a azia.
- Indivíduos que se alimentam mal: comidas muito processadas, industrializadas e gordurosas aumentam exponencialmente a chance de episódios de azia.
- Pacientes com refluxo: esse grupo tem problemas com o esfíncter esofagiano, que provoca o retorno do ácido gástrico, acarretando a azia.
Alimentos que aumentam as chances de crises de azia1,2:
- Frituras
- Bebidas alcoólicas
- Alimentos apimentados
- Bebidas cafeinadas
- Alimentos industrializados
Evite que a azia apareça2,5,6!
- Espere cerca de 2 horas para se deitar após as refeições
- Opte por comer menos quantidade e fracionar as refeições em mais vezes durante o dia
- Eleve a cabeceira da cama ou coloque um calço embaixo da sua estrutura
- Prefira usar roupas confortáveis e evite as que são apertadas, principalmente ao redor do estômago
- Evite a ingestão de líquidos durante as refeições
- Mastigue bastante os alimentos antes de engolir
No entanto, se os sintomas da azia aparecerem, não se preocupe. Existem fármacos que podem ajudar no alívio dos sintomas. Sonrisal, por exemplo, é um antiácido que tem propriedades responsáveis neutralizar a acidez do estômago e pode melhorar os sintomas em poucos minutos.
Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Referências:
- HENDERSON, R. P., PRINCE, V.T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, R.. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15, 320-321p
- CFF – Conselho Federal de farmácia. Azia (acidez/pirose) e dispepsia. In:_____ Guia de prática clínica. Sinais e sintomas do trato gastrointestinal. 2020. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em Mai. 2021.
- MEEK, W. The Pharmacist’s Approach to Heartburn. In: WORD GASTROENTEROLOGY, WGO Handbook on Heartburn: A Global perspective. Milwaukee, WI USA. 26-27p.
- Vazquez, J.C. Heartburn in pregnancy. BMJ Clinical Evidence. 2015; 1411.
- Orr WC. Management of nighttime gastroesophageal reflux disease. Gastroenterol Hepatol 2007; 3 (8): 605–606
- Sandhu DS, Fass R. Current trends in the management of gastroesophageal reflux disease. Gut and Liver 2018; 12 (1): 7–16.
DICAS SOBRE DOR DE CABEÇA
QUER FALAR COM A GENTE?
Ou relatar um evento adverso?