Muitas pessoas ainda confundem os sintomas de azia e má digestão. Apesar de ambas serem caracterizadas como dores/desconfortos estomacais, elas não são a mesma coisa.
A azia se relaciona com o refluxo de ácido estomacal (ácido clorídrico)1. Já a má digestão ou indigestão, por sua vez, representa o desconforto abdominal causado pela dificuldade do organismo em digerir algum alimento2,3.
Quais são os principais sintomas da azia e da má digestão?
O principal sintoma da azia é a queimação estomacal. No entanto, é possível citar outros sintomas2, como:
- Paladar ácido ou amargo na boca
- Queimação na garganta
- Barulho estomacal
Se o problema é indigestão, o efeito mais comum é a sensação de desconforto estomacal logo após uma refeição1. Além disso, é possível sentir:
- Sensação de saciedade antes mesmo de terminar de comer
- Dor na região do estômago
- Distenção abdominal
- Arroto
Outros sintomas, como enjoo e vômito, podem estar presentes. Por isso, é recomendado procurar um médico, caso os sintomas persistam.
Quais são as causas da azia e má digestão?
As causas da má digestão se relacionam com a dificuldade do estômago em digerir algum alimento, mas também envolve o consumo de líquidos em excesso durante as refeições ou comer muito depressa2.
A azia, por sua vez, é causada por um relaxamento do músculo que controla a passagem de comida do esôfago para o estômago ou por substâncias que irritam o estômago, como álcool, comidas apimentadas, etc.1 .
Referências:
- HENDERSON, R. P., PRINCE, V.T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, R.. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15, 320-321p.
- PUBMED HEALTH. Heartburn and GERD: Overview.. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0072438/ Acesso em: Abr. 2021.
- MEEK, W. The Pharmacist’s Approach to Heartburn. In: WORD GASTROENTEROLOGY, WGO Handbook on Heartburn: A Global perspective. Milwaukee, WI USA. 26-27p.
DICAS SOBRE DOR DE CABEÇA
QUER FALAR COM A GENTE?
Ou relatar um evento adverso?