Sentir os desconfortos provocados pela azia já é um sintoma comum na rotina de algumas pessoas. Mas você sabia que existem alimentos e bebidas que podem estar diretamente relacionados a origem desses sintomas?
A maior parte desses alimentos provoca o relaxamento do esfíncter esofagiano inferior, músculo que age como barreira entre o esôfago e o estômago. E, uma vez relaxado, ele facilita a passagem do conteúdo gástrico para o esôfago, causando a queimação1.
Saiba quais alimentos devem ser evitados2,3:
Picantes
A pimenta, muito presente em alguns tipos de comida, como a mexicana, pode causar azia pois torna a digestão mais lenta. Isso faz com que os alimentos fiquem mais tempo no estômago, aumentando a quantidade de suco gástrico produzido.
Além disso, na pimenta está presente uma substância chamada capsaicina, que pode causar uma certa irritação no esôfago.
Cebola
Principalmente quando crua, a cebola provoca o relaxamento do esfíncter. Além disso, ela tem um alto teor de fibra, que fermenta dentro do estômago e pode provocar azia.
Ácidos
Frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi e tomate, aumentam a acidez do estômago. Esses alimentos podem irritar o esôfago durante sua passagem, aumentando a sensação de queimação.
Fritos
Alimentos fritos têm uma digestão mais lenta. Por isso, ficam mais tempo no estômago. Essa permanência elevada provoca a fabricação de ácido gástrico, que pode levar a crises de azia.
Gordurosos
Bolos, manteiga, abacate e nozes, por exemplo, são alimentos com alto teor de gordura.
A gordura, em excesso, estimula a produção de um hormônio chamado colecistocinina, que também contribui para o relaxamento do esfíncter.
Chocolate
Apesar de deliciosos, os chocolates também têm muita gordura e podem causar azia. Uma solução é procurar aqueles mais amargos ou com alto teor de cacau.
Alcoólicos
As bebidas alcoólicas são rapidamente absorvidas pelo sistema gastrointestinal, irritando as mucosas do esôfago e estômago.
Além disso, o álcool também aumenta a acidez do estômago.
Cafeína
Assim como outros alimentos, bebidas à base/com de cafeína relaxam o esfíncter. Diminuir o consumo desses alimentos pode amenizar os sintomas de azia.
Atenção!
Se você diminuiu a quantidade de todos esses alimentos ou se a sua azia aparece de forma frequente, a consulta com um médico é necessária.
Referências:
- HENDERSON, R. P., PRINCE, V.T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, R.. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15, 320-321p.
- MEEK, W. The Pharmacist’s Approach to Heartburn. In: WORD GASTROENTEROLOGY, WGO Handbook on Heartburn: A Global perspective. Milwaukee, WI USA. 26-27p.
- CFF – Conselho Federal de farmácia. Azia (acidez/pirose) e dispepsia. In:_____ Guia de prática clínica. Sinais e sintomas do trato gastrointestinal. 2020. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em Mai. 2021.
DICAS SOBRE DOR DE CABEÇA
QUER FALAR COM A GENTE?
Ou relatar um evento adverso?